ESPETÁCULO INTERATIVO “CREPÚSCULO DAS MÁSCARAS” CIRCULA PELA BAIXADA FLUMINENSE COM APRESENTAÇÕES GRATUITAS

Entre o riso e a reflexão, “Crepúsculo das Máscaras” encarna às dores e renascimentos que marcam pessoas LGBTQIAPN+ ao se assumirem. A peça inicia circulação pela Baixada Fluminense, com apresentações nos SESCs de Duque de Caxias (18), Nova Iguaçu (19) e São João de Meriti (20). A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria.

Com idealização, texto e atuação de Marlon Vares, direção coletiva e Pérola Accioly no elenco, o espetáculo passou por uma residência artística sob a orientação de Orlando Caldeira (ator da novela “Vai na Fé” e diretor de espetáculos como “Angu” e “Pelada – A Hora da Gaymada”). A partir disso, o espetáculo, que já circulou por diversas regiões do Rio, agora retorna aos palcos com novo fôlego.

O espetáculo tragicômico tem se destacado por seu formato interativo. Em três momentos distintos da apresentação, o público é convidado a escolher entre dois caminhos possíveis. Sendo assim, as escolhas feitas pela plateia moldam a peça de formas diferentes a cada apresentação, permitindo uma nova experiência a cada apresentação. “Na primeira temporada, muitos comentaram que queriam voltar para assistir às outras cenas que não conseguiram ver. Foi gratificante ver o entusiasmo do público”, conta Marlon.

Contribuindo para a conscientização e acolhimento das vidas LGBTQIAP+ na sociedade, a montagem aborda a aceitação de si mesmo e a importância das redes de apoio, trazendo uma mensagem de amor próprio e acolhimento. “A peça fala sobre o amor e a necessidade de se assumir, mesmo enfrentando medos e preconceitos. Esperamos que as pessoas percebam que não estão sozinhas, que outras pessoas passaram por situações similares e estão bem hoje. Queremos inspirar diálogos construtivos e reflexões sobre o tema, fomentando espaços seguros e a importância das redes de apoio”, o autor ressalta.

O nome “Crepúsculo das Máscaras” faz referência ao momento de transição entre luz e escuridão, simbolizando a fração de tempo em que se tira a máscara social e se revela a verdadeira identidade. “É nesse instante de revelação que a obra encontra sua força, representando a passagem de um estado de ocultação para a aceitação plena de si mesmo”, explica Marlon.

SINOPSE

Crepúsculo das Máscaras retrata de forma tragicômica a jornada de autodescoberta e aceitação de pessoas LGBTQIAPN+ ao se assumirem na sociedade. Em uma noite, um menino que encontra refúgio no cemitério, e com seus habitantes, vê o conhecido se transformar perante seus olhos. Mesmo com ajuda de uma mulher misteriosa, estaria o menino preparado para encarar a morte enquanto segue para um grande ritual?

SERVIÇO

Local: Sesc Duque de Caxias

Data: 18/09 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Sesc Nova Iguaçu

Data: 19/09 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Sesc São João de Meriti

Data: 20/09 (sábado)

Horário: 18h

Entrada: Gratuita (ingressos na bilheteria

)Duração: 70 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Outras Notícias