No mês de outubro, a sede do Instituto Cultural Cerne, em São João de Meriti, receberá espetáculos infantis semanalmente. A programação faz parte do “Ciclo Teatro Para Infâncias”, contemplado pelo edital Territórios em Foco, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e oferecido pela Escola Popular de Teatro da Baixada, que tem como intuito debater o teatro voltado para crianças e adolescentes na contemporaneidade, abordando temas e linguagens que são caras aos artistas-criadores de nosso tempo.
O Ciclo “Teatro para infâncias” estrutura-se em 9 encontros, e é dividido entre aulas/palestras e apresentações teatrais seguidas de debates. As aulas, voltadas para turma fechada e já selecionada via edital público, serão ministradas às quartas-feiras de outubro, de 19h às 21h, por artistas reconhecidos nacionalmente pelas suas experiências na criação de obras teatrais para crianças: Gabriel Mendes, Bruno Bacelar, Júlia Bernat, Marco dos Anjos e Florencia Santángelo. Os artistas dividirão com os participantes suas experiências com espetáculos para crianças, a partir de temas como antirracismo, adaptações literárias, acessibilidade, periferia e humor.
Completando o ciclo, a sede da Escola Popular de Teatro da Baixada também receberá quatro espetáculos infantojuvenis, nos domingos de outubro, às 11h, com entrada gratuita: “As aventuras de Pé de Vento no dia de Cosme e Damião”, “O Voo de Iparun”, “O Patinho Feio” e “Bagunça”. Os espetáculos não apenas servirão aos debates estabelecidos nas aulas, como também contribuirão com a oferta cultural gratuita na cidade de São João de Meriti, uma vez que serão abertos não apenas aos participantes do ciclo, como a todo o público. Todas as apresentações teatrais terão intérprete de libras e audiodescrição como medidas de acessibilidade. O Instituto Cultural Cerne está localizado na Travessa Nogueira, nº 17, no Centro de São João de Meriti.
Confira abaixo a programação gratuita e aberta ao público:
Dia 05 de outubro, às 11h.: AS AVENTURAS DE PÉ DE VENTO NO DIA DE COSME E DAMIÃO
Pé de vento é um menino nascido no sertão da Paraíba. Muito curioso, gosta da liberdade do vento, pega carona num redemoinho viajando até chegar no Rio de Janeiro no dia 27 de Setembro. Descobre a tradição da distribuição de doces de São Cosme e São Damião, antes desconhecida por ele. Vive uma aventura repleta Vive uma aventura repleta de novidades com as histórias deste dia, descobrindo quem foram Cosme e Damião, os Ibejis e se depara com as belezas e os perigos que envolvem a cidade maravilhosa. Em cena, Clara Santhana e Leandro Castilho atuam, cantam e tocam ao vivo canções do repertório popular brasileiro.
Dia 12 de outubro, às 11h.: O PATINHO FEIO
Esta livre adaptação teatral em forma de cordel do conto homônimo de Hans Christian Andersen e surgiu de uma pesquisa cênica baseada na cultura popular brasileira focada em manifestações como o cordel nordestino e os brincantes dos folguedos. Situada no sertão e com uma proposta diferente de abordagem do conto a peça atualiza a dicotomia entre feio e bonito, trazendo a reflexão sobre as diferenças, a diversidade, o processo de entendimento, aceitação e acolhimento do outro. Trabalhamos na montagem com a ideia da aceitação das diferenças. Na encenação uma trupe mambembe de brincantes conta de maneira peculiar a história de um patinho que não se encaixa nos padrões vigentes do lugar, e por isso é rejeitado pelos demais personagens. Essa história revisitada tantas vezes está recontada em nossa montagem de outra forma e um desfecho inclusivo. A montagem tem uma Trilha Sonora original, em cena os atores se desdobram nas funções de cantores e músicos.
Dia 19 de outubro, às 11h.: O VOO DE IPARUM
O Personagem principal da história contada é Iparum, um menino negro que se descobre pássaro. Após a morte de sua protetora, Iparum resolve fugir para longe do terrível Passarinheiro – um homem que vende passarinhos – e faz seu ninho em cima de uma árvore, passando a viver nela. No decorrer da história, relata os desafios que teve que enfrentar morando nas ruas, as pessoas que encontrou pelo caminho, as escolhas que teve que fazer e conta com entusiasmo como a sua odisseia passarinhesca o fez redescobrir a sua origem e o seu lar.
Dia 26 de outubro, às 11h.: BAGUNÇA
Os palhaços Batuca, Cucaracha, Inácio e Simplício entram em cena e entre ordem, desordem, histórias, brincadeiras cantadas, música e jogos, constroem um momento único de cumplicidade com a plateia.