Celebrando dez anos de atividades ininterruptas, a Cia. Cerne comemorou em novembro de 2023 a estreia de seu mais novo espetáculo adulto, “TRÊS IRMÃOS”. Agora, a dramaturgia escrita por Vinicius Baião foi contemplada em um dos maiores prêmios de teatro do Brasil, o Prêmio Shell. O coletivo, que ainda não tem seu retorno aos palcos previsto, busca espaços para retornar com uma nova temporada da obra.
O espetáculo segue com as pesquisas da companhia, iniciada em sua última obra adulta, TURMALINA 18-50, sobre os grandes nomes que passaram por sua cidade sede, São João de Meriti, localizada na Baixada Fluminense, região periférica do estado do Rio de Janeiro. Desta vez, a companhia se debruça pela passagem de Jorge Amado pelo local onde morou quando exerceu o mandato de deputado federal, entre 1946 e 1948. Jorge não apenas morou em São João, mas presenciou de perto o próprio nascimento da cidade, uma vez que sua emancipação ocorreu em 1947.
A dramaturgia de Baião, que também dirige a montagem, foi livremente inspirada em “Seara Vermelha”, último romance escrito por Jorge antes de partir para o exílio, finalizado e publicado enquanto morava em terras meritienses. O texto usa como mote principal a história dos três filhos do casal que saíram de casa antes do grande êxodo da família: João vira policial, José se torna cangaceiro, e Juvêncio engaja-se no ativismo político. A partir dessas três formas distintas de se enfrentar as agruras da caatinga, Jorge Amado discute o Brasil de sua época, suas misérias e desigualdades. Para o espetáculo, Baião atualiza criticamente os personagens, levando em consideração a atual realidade socioeconômica do país, ainda envolta em temas como fome, migração e miséria. A montagem ainda traz textos e fragmentos de entrevistas de Jorge Amado quando morava na cidade da periferia do Rio de Janeiro, colocando-o diretamente na cena.
A cerimônia de entrega do Prêmio Shell aconteceu no dia 12 de março no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Vale ressaltar que, em 34 edições, esta é apenas a terceira vez que um coletivo sediado na Baixada Fluminense, região composta por treze cidades, leva para a região a almejada concha dourada.