CIA. CERNE FAZ CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULO POR CIDADES DA BAIXADA

Comemorando a vitória no Prêmio Shell na categoria Dramaturgia, a Cia. Cerne fará, nos meses de junho e julho, uma circulação de seu mais recente espetáculo adulto, “TRÊS IRMÃOS”, por Centros Culturais independentes de Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Paracambi e Favela da Maré, todos com entrada franca.

O espetáculo segue com as pesquisas da companhia, iniciada em sua última obra adulta, TURMALINA 18-50, sobre os grandes nomes que passaram por sua cidade sede, São João de Meriti, localizada na Baixada Fluminense. Desta vez, a companhia se debruça pela passagem de Jorge Amado por Meriti, local onde morou quando exerceu o mandato de deputado federal, entre 1946 e 1948. Jorge não apenas morou em São João, mas presenciou de perto o próprio nascimento da cidade, uma vez que sua emancipação ocorreu em 1947.

Desta pesquisa sobre a passagem do escritor baiano por terras meritienses, nasce “TRÊS IRMÃOS”, espetáculo original livremente inspirado em Seara Vermelha, último romance escrito por Jorge antes de partir para o exílio, e finalizado e publicado enquanto morava em terras meritienses. O espetáculo narra a história de uma família expulsa das terras onde trabalhava e que sai a pé rumo a São Paulo, experimentando, no trajeto, a fome, morte, doenças e tantas outras penúrias.

O espetáculo foi contemplado pela Lei Aldir Blanc no edital Fluxos Fluminenses, promovido pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. A obra, que tem dramaturgia e direção de Vinicius Baião, e conta com um elenco formado por Gabriela Estolano, Higor Nery, Leandro Fazolla, Madson Vilela, Rohan Baruck e Edilane Silva, usa como mote principal a história dos três filhos do casal que saíram de casa antes do grande êxodo da família: João vira policial, José se torna cangaceiro, e Juvêncio engaja-se no ativismo político. A partir dessas três formas distintas de se enfrentar as agruras da caatinga, Jorge Amado discute o Brasil de sua época, suas misérias e desigualdades. Através de um mergulho no passado, o espetáculo atualiza criticamente a história escrita por Jorge há mais de 75 anos para refletir o Brasil contemporâneo, ainda envolto em temas como miséria, fome e fundamentalismo religioso.

TRÊS IRMÃOS – JUNHO

12/06/2024, 18h 
Centro Cultural Oscar Romero
Rua Elpídio, 530, Mesquita – Rio de Janeiro – RJ

13/06/2024, 16h
Local: Escola Fábrica dos Atores e Materiais Artísticos
Rua Apinagés, 140 – Nova Iguaçu – RJ

17/06/2024, 18h
Centro Cultural AMAR
Travessa Nogueira, 17 – Centro – São João de Meriti – RJ

Outras Notícias