A Cia Cerne, que há 10 anos desenvolve atividades de criação e formação cultural na cidade de São João de Meriti, dá mais um passo no fomento de atividades culturais e formativas voltadas para a região: a abertura da Escola Popular de Teatro da Baixada Fluminense. A companhia, que fundou o Instituto Cultural Cerne há 3 anos, realizará a inauguração de sua nova sede em setembro, mas já conta com uma programação a partir de agosto de 2023, com cursos de formação e desenvolvimento artístico, além de prever apresentações de espetáculos até dezembro deste ano.
O Instituto Cultural Cerne – ICC, criado em 2020, é uma instituição sem fins lucrativos que passa a representar a Cia Cerne para o desenvolvimento de ações de formação e produção, com o intuito de fomentar, difundir e promover a cultura na Baixada Fluminense. Agora, em 2023, o ICC inaugura uma escola em sua cidade de origem, contando com a parceria e fomento de instâncias do poder público e privado para o desenvolvimento de diversas ações para toda a comunidade.
Cia Cerne nos ensaios de montagem do espetáculo TURMALINA 18-50
.
O INSTITUTO CULTURAL CERNE E A ESCOLA POPULAR
A Cia Cerne sempre teve um histórico de luta pela valorização da cultura periférica e também de busca em reduzir os impactos da hegemonia cultural que acaba centralizando as ações de cultura, lazer e desenvolvimento social em áreas afastadas da Baixada Fluminense. O sonho de transformar a realidade de São João de Meriti e regiões vizinhas é antigo e, nos últimos anos, vem se tornando realidade
Segundo o diretor da Cia. Cerne, Vinicius Baião, “há um descaso histórico do poder público de São João de Meriti com a cultura. São anos e anos sem uma política definida para o setor, o que faz com que muitos agentes culturais meritienses precisem sair da cidade para desenvolverem seus trabalhos e buscarem formação artística. O Instituto Cultural Cerne nasce para atacar essa lacuna, promovendo cursos, oficinas, ofertando espetáculos e, principalmente, sendo um grande polo aglutinador de experiências culturais em Meriti e em toda Baixada”.
A sede do instituto ganha novo endereço em uma parceria com a própria comunidade. O Centro Cultural AMAR convidou o Instituto Cultural Cerne para ocupar o espaço atual e construir sua nova casa, criando um espaço cultural e formativo que pudesse atender a região e adjacências. Convite aceito, uma grande obra foi realizada para dar corpo não só ao instituto, mas também a Escola Popular de Teatro da Baixada Fluminense.
“O espaço conta com duas salas para receber nossos cursos, uma delas pensada para as aulas de corpo e interpretação, servindo também como espaço alternativo para apresentação de espetáculos não-convencionais. Além disso, a estrutura criada pelo arquiteto Daniel Leão, nosso parceiro nesta empreitada, conta com uma grande porta externa que transforma esta sala em um pequeno palco voltado para a área externa, possibilitando apresentações para um número maior de público”, explica Leandro Fazolla, produtor da Cia Cerne e diretor-geral do Instituto Cultural Cerne.
.
Oficina de Dramaturgia “Veredas Fluminenses”, oferecida pela PROMACOM em parceria com o Instituto Cerne, em janeiro de 2023
.
FORMAÇÃO EM TEATRO PARA ADULTOS
As primeiras atividades da Escola Popular já estão confirmadas, inclusive, com editais publicados e inscrições abertas. São os cursos de Formação Livre em Teatro, e de Dramaturgia. O primeiro é uma iniciativa educacional que pretende formar novos artistas através de três aulas semanais de disciplinas como Interpretação, Expressão Corporal, Expressão Vocal, História do Teatro, Leitura Dramatizada, entre outras. A turma de Formação em Teatro é fruto de uma parceria entre o Instituto Cultural Cerne e a Firjan SESI-RJ, e conta com uma ajuda de custo no valor de R$100,00 mensais para os 20 alunos que serão selecionados através do edital vigente. Serão contemplados, preferencialmente, moradores da Baixada Fluminense, maiores de 18 anos e que comprovam baixa renda. Já a turma de Dramaturgia será composta de uma aula semanal, às terças-feiras à noite, tem duração de três meses, e é voltada para dramaturgos de todo o estado. Ao final do curso, os participantes farão parte da publicação de um livro com os textos criados em aula.
Ainda em parceria com SESI-RJ, o instituto planeja oferecer, entre este semestre e o próximo, oficinas curtas nas áreas de Direção, Figurino/ Cenografia e Produção Teatral. Todas gratuitamente.
Você pode ler o edital da turma de Formação Livre em Teatro clicando aqui, e o de Dramaturgia clicando aqui. Mais informações sobre as oficinas também podem ser encontradas no Instagram do instituto: @institutoculturalcerne.
.
CURSOS LIVRES GRATUITOS
E as novidades não param por aí. Além do curso de Formação em Teatro, a escola oferecerá também cursos livres de teatro para crianças e adolescentes. A ação acontece através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Glauber Braga, conquistada em parceria com a FAFERJ. A emenda foi recebida após grande mobilização do setor cultural, teatral e da sociedade civil como um todo que, no ano de 2021, se reuniu em uma votação pública online, garantindo a vinda dos recursos para a Baixada Fluminense. Desta forma, em setembro, as oficinas serão oferecidas gratuitamente para a comunidade. As inscrições serão abertas em breve.
.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA A CIDADE
Espetáculo PIPAS, do grupo Contra Bando de Teatro, do Complexo do Alemão, fará parte da programação de espetáculos do Centro Cultural AMAR
Os planos para a nova sede do instituto não param por aí. Diversas apresentações de espetáculos teatrais estão previstas para compor uma programação de atrações bem diversa, até dezembro de 2023. A ideia da curadoria, que será organizada por Leandro Fazolla, é levar ao palco periférico a própria periferia. “Neste momento inicial, estamos buscando parcerias com grupos companheiros da Cia Cerne ao longo desses dez anos de estrada. A ideia é levar para São João, de forma sempre gratuita, espetáculos de comprovada qualidade artística, principalmente de grupos oriundos das periferias ou que dialoguem com questões que possam reverberar diretamente na vida dos cidadãos meritienses e da Baixada como um todo, aliando cultura, entretenimento e compromisso social, pilares que norteiam o trabalho da Cerne desde sua criação em 2013”, explica Fazolla.