Nesta quinta-feira, dia 18, acontecerá na Escola Fábrica dos Atores a defesa de mestrado de Alexandre O. Gomes, intitulada “Escola Fábrica dos Atores e Materiais Artísticos – Território, Pedagogia, Estética e Resistência”.
A pesquisa, desenvolvida no âmbito do PPGAC/UFRJ, investiga a Escola Fábrica dos Atores como um território vivo de criação, pertencimento e resistência. O estudo se organiza a partir de três eixos — território do pertencimento, relações de confluência e território da prenunciação — que atravessam toda a escrita, articulando práticas, histórias e modos de existir no teatro.

Ao revisitar a trajetória da Escola em cinco ciclos, o trabalho revela diferentes modos de produção compreendidos como gestos de resistência, nos quais as dimensões administrativa, pedagógica e artística se entrelaçam. Como desdobramento, a dissertação propõe a trama dessas dimensões como possibilidade para a construção de novas epistemologias do saber teatral, afirmando o teatro como prática de invenção, permanência e futuro.