Depois de voltar de Minas Gerais com dois prêmios para Baixada Fluminense, ao participar do 7º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região, o espetáculo CANDELÁRIA, da Trupe Investigativa Arroto Cênico, estreia sua nova temporada no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A montagem, que estreou no segundo semestre de 2022 com o patrocínio do Fomento Carioca – FOCA, faz agora sua primeira montagem de forma independente na cidade do Rio de Janeiro.
CANDELÁRIA com dramaturgia de Karla Muniz Ribeiro e direção de Madson Vilela é um espetáculo manifesto que perpassa pela temática do racismo estrutural do Brasil e é resultado de uma pesquisa cênica sobre a Chacina da Candelária. O roteiro do espetáculo transita por três recortes dramatúrgicos referentes à momentos históricos do Brasil e propõe cenicamente uma discussão a respeito da política de embranquecimento social que perdura até hoje no país. Passados 30 anos da chacina, vemos que realidade atual não é muito diferente, ainda vivemos reféns desse sistema e da velha política de extermínio e invisibilidade de pessoas pretas. E por que falar dos mortos? Porque estar ao lado dos mortos é uma política de memória.
Após fazer circulações pelo estado do Rio e receber Prêmio Especial e Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jonathan Silva) no Festival de Passos, em Minas Gerais, o espetáculo CANDELÁRIA retorna aos palcos em um período emblemático: 30 anos após a chacina que ocorreu na Candelária e da qual a montagem se inspira.
.
SERVIÇO:
.
CANDELÁRIA
TEMPORADA DE 01 A 23 AGOSTO DE 2023
TERÇAS E QUARTAS, ÀS 20H
.
CASA DE CULTURA LAURA ALVIM
Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema – Rio de Janeiro
.
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia)
Gênero: Drama
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração do espetáculo: 80 Minutos