FÁBRICA DOS ATORES COMEMORA 25 ANOS DE TRAJETÓRIA

Em comemoração aos 25 anos de trabalho ininterrupto na Baixada Fluminense, a Escola Fábrica dos Atores realiza, neste sábado, às 18h, evento com apresentação do espetáculo “A Descoberta das Américas”.

Inspirado no texto do dramaturgo italiano Dario Fo, a peça revisita o período das grandes navegações europeias. Em cena o consagrado ator Julio Adrião, narra a história que combina humor, crítica social e releitura histórica. O narrador reconstrói a aventura dos exploradores com ironia e sarcasmo, desmontando a versão heroica tradicionalmente ensinada. O espetáculo utiliza recursos de teatro físico, comicidade, narrativa épica e crítica política, levando o público a refletir sobre etnocentrismo, desigualdades históricas e a construção de mitos nacionais.

A F.A.M.A.

A Escola Fábrica dos Atores e Materiais Artísticos (Escola Livre F.A.M.A.) foi criada no ano de 2001 pelo diretor e ator Alexandre O. Gomes, na cidade de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense – RJ. Instituição sociocultural que atua há 25 anos investindo em novos talentos da região, a Escola se destaca como um importante espaço de criação e formação artística na Baixada Fluminense, situada na interseção entre a prática teatral, a educação emancipadora e a resistência cultural. Fundada em um território urbano marcado por tensões sociais e históricas, a F.A.M.A. construiu uma trajetória voltada à promoção da autonomia e do protagonismo artístico, aliando pedagogia experimental, práticas estéticas inovadoras e uma política de resistência cultural que dialoga diretamente com as demandas de sua comunidade. Por meio de modos de produção sustentáveis, ao longo de mais de duas décadas a Escola se mantém ativa em práticas que emergem da resistência cotidiana do território, produzindo pertencimento, vínculos e uma ética coletiva de criação artística.Tendo como patrono e base pedagógica o diretor Amir Haddad, sendo influenciada por educadores como bell hooks e Paulo Freire, e desenvolvendo uma pesquisa de linguagem que tensiona a relação entre o teatro físico-gestual e o teatro político-social, a Fábrica dos Atores possibilitou, ao longo dos anos, o acesso ao teatro a milhares de pessoas e a formação de centenas de jovens, muitos dos quais ingressaram no mercado de trabalho artístico. A Escola recebeu o título de Utilidade Pública Municipal e foi contemplada com os prêmios “Destaque da Baixada” nos anos de 2012 e 2013, concedidos pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense, além do Prêmio Shell de Teatro, na categoria Inovação, em 2017, junto à Rede Baixada em Cena. Em 2014, inaugurou em sua sede a Sala de Espetáculos Amir Haddad, que vem se consolidando como patrimônio cultural da cidade de Nova Iguaçu, recebendo produções de toda a Baixada Fluminense e do Estado do Rio de Janeiro.

ESTE É UM ESPETÁCULO DA CIA ATORES DA FÁBRICA

PARCEIROS

Desenvolvido por

  Aficcionados Produções