Pesquisa

ESPAÇO DE FORMAÇÃO TEATRAL NA BAIXADA FLUMINENSE

Por: Jorge Roberto Ribeiro Braga Júnior
O artigo resulta de pesquisa sobre a atividade teatral nos municípios da região da chamada Baixada Fluminense, com recorte sobre o compartilhamento de saberes na educação não formal proporcionada por artistas e grupos do território. O estudo inclui o mapeamento dos espaços onde ocorrem, com maior ou menor regularidade, cursos de teatro.
Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/65083/36558

NÓS NÃO TEMOS NADA A VER COM A BAIXADA FLUMINENSE

Por: André Santos da Rocha
Este artigo tem o objetivo de apresentar a problemática que se estabelece em torno da representação hegemônica da Baixada Fluminense. Essa representação construída ao longo da segunda metade do século vinte que é baseada em concepções de pobreza, violência e descaso social, entra em choque com interesses políticos e econômicos de alguns municípios e interfere, especialmente, na delimitação da composição territorial da Baixada. Mostramos como elementos territoriais são utilizados como “trunfos de legitimidade” que fundamentam as estratégias da inclusão-exclusão na Baixada. Neste sentido, entendemos que aquilo que chamamos de Baixada Fluminense é, na realidade, uma representação territorial de poder.
Disponível em: https://www.academia.edu/8136714/Nos_n%C3%A3o_temos_nada_a_ver_com_a_Baixada_Fluminense?email_work_card=view-paper

#OCUPATUDO OU ONDE SE FAZ CRÍTICA DE TEATRO (?)

Por: Leandro Fazolla
O presente ensaio tem como intuito explicitar os passos dados para a criação do projeto Cadernos Cênicos, que veicula vídeos críticos através da plataforma YouTube, e sua relação direta como o Movimento Baixada Crítica, que tem como intuito preencher a ausência da crítica especializada na Baixada Fluminense, região periférica do estado do Rio de Janeiro. Tomando os dois projetos como objeto de estudo, o texto traça relações entre as noções de lugar no mundo físico e no mundo virtual e busca refletir sobre a necessidade de se ocupar espaços e as possibilidades de se produzir críticas teatrais de forma que estas acompanhem as mudanças da sociedade e das diferentes plataformas e recursos disponíveis virtualmente.
Disponível em: http://www.farofacritica.com.br/files/Revista_Farofa_Cr%C3%ADtica_2_1.pdf

REDE BAIXADA EM CENA: O TEATRO E SUAS POTENCIALIDADES NARRATIVAS

Por: Anna Paula Soares Lemos
Pretende-se nesta comunicação observar a estética, os meios e a construção narrativa utilizada pelos grupos de teatro que são vinculados ao Coletivo Artístico Teatral Rede Baixada em Cena. O foco será nas narrativas desenvolvidas pela Cia. Cerne de São João de Meriti, mais especificamente o texto “Agora Aqui”. Pergunta-se: Em que medida suas narrativas são críticas e a perspectiva artesanal do teatro de grupo dão visibilidade e se relacionam com o território do qual fazem parte? Trata-se de um estudo comparado na medida em que leva em conta os resultados textuais e suas estruturas de produção, a literatura e o processo social, a literatura e sua relação com outras linguagens.
Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2018_1547575623.pdf

DA ORIGEM NOS CLUBES AO OLHAR EM REDE: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS DO TEATRO EM COMUNIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE

Por: Jorge Roberto Ribeiro Braga Junior
Este artigo visa apresentar um breve panorama da fase inicial de pesquisa de doutorado que versará sobre o recente histórico teatral da Baixada Fluminense. O objetivo da pesquisa é, além de destacar para as ações efetuadas na Baixada Fluminense como a Rede Baixada Em Cena que reúne 17 grupos da região, demonstrar, à luz da reflexão teórica, a importância do teatro em comunidades para o desenvolvimento do setor na região.
Disponível em: http://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6773