O portal Teatro da Baixada surge com o compromisso de mapear os grupos de teatro da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, organizando as informações destes coletivos com o intuito de conectar artistas, produtores e pesquisadores. Realizado através da colaboração entre os pesquisadores responsáveis pela manutenção do site e as companhias de teatro, o portal é constantemente atualizado com informações sobre as trajetórias das companhias de teatro e suas obras de repertório, apresentando um panorama das produções que emergem das 13 cidades que compõem a Baixada, a saber: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. O portal mantém uma agenda diária dos espetáculos e eventos em atividade dos grupos, além de um espaço para publicações que tratem de assuntos correlatos à produção artística na Baixada Fluminense, bem como pesquisas que investigam artistas e obras da região.
Iniciado em 2023, o projeto tem como objetivo fomentar um ambiente de informação, reflexão e debate do teatro de grupo sob diversos aspectos: metodologias de criação, política cultural, práticas formativas, apreciação crítica, entre outros.
É pesquisadora de teatro de grupo, com enfoque em modos de produção, gestão e criação coletiva, e compositora de dramaturgias geradas em processo de ensaio. Professora do curso de Direção Teatral da UNIRIO, atua na pós-graduação orientando pesquisas neste campo. É bolsista do CNPq, com projeto de pesquisa sobre o teatro de grupo sediado nas periferias geográficas, culturais e políticas da cidade e do estado do Rio de Janeiro
Doutor em Artes Cênicas na UNIRIO, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ, Especialista em Produção Cultural (IFRJ), Tecnólogo em Produção Cultural (IFRJ) e Licenciado em Geografia (UFF). É ator, produtor e professor colaborador da pós-graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação do IFRJ – Nilópolis. Fundador do Grupo Código de Japeri, atualmente é Secretário de Cultura da mesma cidade.
Doutorando em Artes Cênicas pela UNIRIO, atua nas funções de ator, produtor e crítico teatral. Pós-graduado em História do Teatro Moderno e Ocidental (CAL), Mestre em Arte e Cultura Contemporânea (UERJ); Bacharel em História da Arte (UERJ). É membro fundador da Cia. Cerne, com a qual foi contemplado com o projeto “Turmalina 18-50”, no edital Rumos Itaú Cultural. Idealizador e diretor do Festival Cenáculo de Teatro, mostra de teatro que acontece desde 2012 na Baixada Fluminense. Idealizador do projeto Cadernos Cênicos no YouTube, pela qual analisa espetáculos de teatro.
Nascida e criada em Duque de Caxias, é atriz bacharel em Estética e Teoria do Teatro pela UNIRIO. Atua desde 2016 com o grupo de teatro em inglês The Drama Club, da escola de inglês Cultura Inglesa de Duque de Caxias e atuou no curta-metragem “CAXIENSE F.C.”. Ligada também em estudos sobre a repercussão cultural no território da Baixada, foi uma das autoras da pesquisa “Práticas Musicais Entre Jovens da Baixada Fluminense: primeiros passos na etnomusicologia” realizada por alunas do Colégio Pedro II da unidade de Caxias, juntamente do professor e músico Thiago Aquino, nos anos de 2021 e 2022. Ajuda a administrar o site “Teatro da Baixada” como estagiária/aluna bolsista do projeto de extensão coordenado por Rosyane Trotta.
Doutorando em Artes Cênicas pela UNIRIO, possui como tema de pesquisa a formação das companhias teatrais da Baixada Fluminense. Faz parte das companhias de teatro Grupo Raiz (São João de Meriti – Rio de Janeiro – Rio do Sul), Cia Cerne (São João de Meriti) e Contra Bando de Teatro e Outras Patifarias (Complexo do Alemão – RJ). É jurado do 8º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças e recebeu em 2022 o Diploma Heloneida Studart, concedido pela ALERJ, pela sua contribuição para o desenvolvimento da cultura no Estado do Rio de Janeiro.